A páprica ou paprica é uma especiaria muito usada na cozinha como condimento, obtida de uma variedade de pimentão ou pimento, depois de seco e moído.
1 – A PÁPRICA é uma especiaria proveniente do pimentão vermelho;
2 – A Hungria é o país que mais consume, o que mais produz e por sinal são as melhores do mundo;
3 – O nome PÁPRICA vem da palavra pimenta em Húngaro;
4 – Há dois tipos de PÁPRICA, a doce e a picante. O que determina seu sabor é o tipo de pimentão;
5 – É muito utilizada também na culinária espanhola – há produtores espanhóis que produzem à mão o condimento e os pimentões são escolhidos um a um para que tenha uma qualidade perfeita;
6 – Para a saúde é um excelente estimulante para a circulação, reduz e traz benefícios cardiovasculares. Possui ação anti-inflamatória e digestiva (não em excesso, lógico!).
7 – É um tempero versátil que vai bem com todo tipo de carnes, com batatas e vegetais e aonde mais a sua imaginação alcançar.
páprica não é nada mais que pimentões e pimentas moídas, existem varias espécies espalhadas pelo mundo, mas no Brasil só encontramos a doce e a picante, elas tem sabor suave o cor velha viva, mas além de dar sabor e cor aos alimentos também fornece uma boa quantidade de vitamina C, e é anti-inflamatória. Mas se você sofre de ulcera ou gastrite não abuse dessa especiaria ok.
- Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.
- Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.
Como Comprar: É encontrada facilmente em grandes mercados ou empórios, sempre procure pela páprica de grãos mais finos, pois tem melhor qualidade. Mas a melhor paprica é a que vem da região húngara, então se encontrar COMPRE!.
Como Armazenar: Mantenha a páprica em local seco e longe da umidade e luz solar.
Cuidados: Sempre que usar páprica em pratos quente dilua ela em algo liquido, para que seu açúcar não caramelize. E nunca deixe a páprica ferver, pois pode amargar.
Dicas de uso para iniciantes: Adicione páprica no arroz, pratos com ricota, ovos e se desejar substitua a pimenta vermelha pela páprica picante.